Acupuntura melhora dores da fibromialgia
- Porto Alegre, Lucas Andrade
- 1 de abr. de 2017
- 1 min de leitura

A acupuntura tem a capacidade de resolver ou minimizar os efeitos de muitos problemas. A fibromialgia é uma das doenças onde a técnica oriental tem essa capacidade. Um estudo realizado na Espanha constatou que a acupuntura foi associada a um maior alívio da dor nos pacientes que participaram do estudo e tiveram um atendimento personalizado, através da acupuntura individualizada, não padronizada. Embora todos tivessem o diagnóstico de fibromialgia, foram tratados individualmente, de acordo com a medicina tradicional chinesa e os respectivos sintomas.
O efeito do tratamento, em alguns pacientes, pode durar anos, segundo os autores do estudo, embora um especialista não envolvido no experimento tenha considerado essa evidência ainda limitada. Mas após um ano, o grupo tratado com a acupuntura, e não placebo, continuou a perceber redução da intensidade da dor em 19%, em comparação com apenas 6% no grupo controle.
Como as várias técnicas de acupuntura são capazes de tratar inúmeros problemas, especialmente os relacionados à dor, natural que os pacientes com fibromialgia também apresentem melhoras. Entretanto, muitas pessoas, com medo das agulhas, não sabem que a medicina oriental possui várias técnicas sem o uso de agulhas que podem ser aplicadas nos mais variados problemas, inclusive a fibromialgia, uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura.
























Comentários